Sweet Brasil

Diversas ações são conduzidas pela Sweet Brasil, no mercado local e internacional, com o objetivo de proporcionar o encontro de oportunidades comerciais no setor e incentivar e preparar a indústria instalada no Brasil para a exportação, fortalecendo o processo de internacionalização. Dentre as ações do Projeto Sweet Brasil, pode-se citar participação em feiras internacionais do setor, estudos de mercado, serviços de apoio à comunicação, dentre outros.

O acesso às ações e aos produtos do Projeto, entretanto, será segmentado por nível de Maturidade Exportadora, a fim de encaminhar as empresas a projetos e atividades voltadas às suas necessidades, e também otimizar a participação e o resultado das empresas nas ações. As empresas são distribuídas nos seguintes níveis de Maturidade Exportadora: Não exportadora, Nível 1 (Local Brands), Nível 2 (Brands for Export) e Nível 3 (International Brands), cujos critérios de diagnóstico são graduais e cumulativos.

PORTIFÓLIO DO PROJETO SWEET BRASIL

1) Relacionamento com entidades e órgãos públicos

Iniciativa com objetivo de estreitar o relacionamento com o setor público e privado tanto no Brasil como no exterior. Perfil indicado: todos os participantes do Projeto Setorial.

2) Comunicação para Competitividade

Iniciativa de comunicação e relacionamento constante com a empresa por meio de informativos e newsletters sobre assuntos relevantes para as empresas interessadas em Comércio Internacional. Perfil indicado: todos os participantes do Projeto Setorial.

3) Manual para Competitividade Internacional

Material com informações para o aumento da competitividade nacional e sobretudo internacional das empresas do setor e orientações para maturidade exportadora. Perfil indicado: todos os participantes do Projeto Setorial.

4) Ações para Estruturação e Inovação

Dentre elas cita-se o PEIEX – Projeto Extensão Industrial Exportadora – cujo objetivo é elevar o padrão de competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, contando para isso com atendimento in loco e mentoring. Perfil indicado: não exportadoras e iniciantes em exportação, embora qualquer empresa possa requerer participação no projeto.

5) Ação com Parceiros e/ou Fornecedores

Serviço que visa reunir demandas comuns de produtos e serviços importantes para o sucesso no comércio internacional de diversos associados, de modo a negociar melhores condições junto a fornecedores, prestadores de serviços e parceiros por meio de negociações coletivas, workshops ou rodadas. Perfil indicado: empresas de maturidade exportadora “Local Brands” e “Brands for Export”.

6) Atendimento Exporta Multi

Ação que visa fomentar as associadas multinacionais a desenvolver de novos produtos (inovadores) tipicamente brasileiros em suas plantas locais, com objetivo de aumentar as exportações, sobretudo intercompany para suprir outros mercados. Perfil indicado: empresas de maturidade exportadora “International Brands”.

7) Produtos de Inteligência Comercial

Produtos de inteligência comercial (relatórios em formato digital na maioria dos casos) com objetivo de auxiliar a tomada de decisões estratégicas dos associados. Abordam-se temas relevantes, como mercados-alvo, oportunidades por segmento, tendências, mudanças regulatórias, entre outros. Perfil indicado: todos os participantes do Projeto Setorial.

8) Workshops

Organização de workshop para tratar questões relevantes para a Internacionalização do setor e sua competitividade, com objetivo de apoiar a tomada de decisões estratégicas, além de promover networking. Perfil indicado: os workshops são indicados para as empresas nacionais de diferentes portes, mas de forma segmentada. Cada encontro é mais indicado para determinado(s) perfil(is) de empresa(s).

9) Apoio à Participação em Feiras

Serviço de apoio a empresas não enquadradas como expositoras para participação como visitantes nas feiras patrocinadas pelo Projeto Setorial. Perfil indicado: não exportadores e iniciantes em exportação.

10) Inteligência Comercial Específica

Serviço de Inteligência específico para multinacional, com objetivo de identificar oportunidades específicas em mercados que a empresa atua para aumento das exportações de produtos fabricados no Brasil e para desenvolvimento de novos produtos em planta brasileira. Perfil indicado: Este serviço é customizado especificamente para empresa de nível de maturidade exportadora “International Brands”.

11) Banco de Dados de Clientes e Parceiros

Oferecimento de lista de compradores internacionais e de trading companies, sobretudo em mercados onde o projeto desenvolve negócios. Perfil indicado: todos os participantes do Projeto Setorial.

12) Missões Prospectivas e/ou Comerciais

Missões empresariais de reconhecimento de mercado externo (in loco), em países mais mapeados e que tradicionalmente já exportamos, como América do Sul e África, com objetivo de desmistificação do comércio internacional. Pode incluir rodada de negócios. Perfil indicado: Serviço indicado para não exportadores e iniciantes em exportação.

13) Comunicação e RP em mercados externos

Serviço de divulgação de empresas e produtos brasileiros nos países-alvo com o objetivo de maximizar a visibilidade das empresas e para a construção de imagem nacional para o setor de confectionery. Perfil indicado: as principais empresas beneficiadas são as empresas do nível de maturidade exportadora “Brands for Export”.

14) Plataformas Apex-Brasil/ Projeto Imagem

Serviço que busca operacionalizar as plataformas oferecidas pela Apex-Brasil /Projeto Imagem para as empresas mais maduras do Projeto Setorial. Perfil indicado: serviço restrito a empresas classificadas como “Brands for Export” e “International Brands”.

15) Feiras

Apoio operacional e subsídio financeiro para participação em Feiras Internacionais do setor de confectionery nos estandes reservados ao Projeto Sweet Brasil. Têm como objetivo relacionamento, vendas e apresentação de produtos brasileiros adaptados ao mercado externo. Perfil indicado: participação subsidiada restrita para empresas classificadas como “Brands for Export”.

16) Projeto Top Sellers – Top Buyers

Serviço que busca aproximar as melhores marcas e produtos brasileiros de grandes cadeias internacionais, com o propósito de catalisar as exportações brasileiras. O objetivo é atingido trazendo grandes compradores internacionais para visita a fábricas selecionadas no Brasil. Perfil indicado: serviço restrito para associados de nível de maturidade “Brands for Export”.

17) Atuação Com Subsidiárias Externas

Ação que visa relacionamento com subsidiárias de multinacionais em países da América Latina (exceto Brasil), com o objetivo de aumentar a demanda por produtos fabricados nas plantas brasileiras (exportação intercompany). Perfil indicado: serviço oferecido para empresas classificadas como “International Brands”.

Ademais, há sempre o interesse em incrementar as atividades do departamento de forma a melhor atender às empresas.

Das empresas participantes do Projeto, por sua vez, é esperado interesse na expansão dos negócios voltados ao exterior, identificação e comprometimento com os objetivos do Projeto, participação ativa nas ações propostas e colaboração com informações comerciais para subsidiar a condução do Projeto.